De acordo com o médico infectologista José Noronha, membro do Centro de Operações Emergenciais (COE), o aumento de casos de mortes em decorrência do Novo Coronavírus no Piauí coincide com o início das campanhas eleitorais nos municípios piauienses.
Há um nexo temporal muito bem caracterizado a partir do início da atividade eleitoral iniciada em 27 de setembro e o aumento de notificações e óbitos em 11 de outubro [...] temos uma plataforma que acompanha as notificações em tempo real. Quando acontece um evento com aglomeração, sete dias depois, a gente um aumento de notificações de casos de coronavírus. Isso está diretamente direcionado", declarou Noronha em entrevista à TV Cidade Verde na manhã desta quarta-feira (21).
Do início das campanhas eleitorais até hoje, o Piauí já registrou 219 mortes por Cornavírus, de um total de 2.314 desde o início de pandemia. Mais 13.401 casos foram confirmados e agora somam 107.580.
Sem fiscalização e muito menos punição, partidos políticos afrontam decretos estaduais, orientações da Justiça Eleitoral e as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Aglomerações com centenas e milhares de pessoas, quase todas sem máscaras, estão sendo promovidas de norte a sul do Piauí.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.